Já são conhecidas as praias galardoadas com a Bandeira Azul. A praia de Valhelhas, no concelho da Guarda, está entre as selecionadas, juntamente com a Praia Fluvial de Loriga e a de Lapa dos Dinheiros, ambas no concelho de Seia.
Este ano, uma das cerimónias formais de atribuição da Bandeira Azul, às praias fluviais distinguidas, irá decorrer em Valhelhas, no dia 5 de junho. Esta será uma das três cerimónias promovidas pela Associação Bandeira Azul da Europa, sendo que as restantes duas irão acontecer na Praia Grande (Município da Praia da Vitória) e no Porto de Recreia da Calheta, a 1 e 26 de junho, respetivamente.
No distrito de Castelo Branco integram esta lista as praias fluviais de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra e a praia de Bostelim, concelho de Vila de Rei.
O centro do país possui, assim, 16 praias fluviais com Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado. A praia da Senhora da Graça, no concelho de Lousã, em Coimbra, perdeu a distinção, enquanto as praias de Avô (Oliveira do Hospital, Coimbra) e de Areinho, em Ovar (Aveiro) foram este ano galardoadas.
De acordo com as informações veiculadas hoje pelo jornal “Expresso”, Portugal é o país da União Europeia com maior percentagem de praias com Bandeira Azul. No total são 352 praias, tendo mais 20 sido este ano incluídas na lista. Destas, 18 são oceânicas e duas são fluviais. O Algarve é a região com o maior número de praias distinguidas (88), seguida do Norte do país, com 75.
A Bandeira Azul é «um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.», de acordo com a organização. Os critérios de seleção dividem-se em grupos Informação e Educação Ambiental, Qualidade da água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.