O Plano Nacional Operacional para a Serra da Estrela foi ontem apresentado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e está ativo até 30 de abril, contando diariamente com um efetivo de 26 operacionais na Serra da Estrela durante os dias úteis, aos quais se juntam meios da Infraestruturas de Portugal (IP), com oito elementos.
Nos feriados e fins de semana, o dispositivo total, sem os meios da IP, conta com 49 operacionais que podem ser reforçados consoante as necessidades. O plano mobiliza seis corporações de bombeiros (Covilhã, Gouveia, Loriga, Manteigas, São Romão e Seia), que se revezam no terreno com cinco elementos e duas ambulâncias nos dias úteis, número que é reforçado aos fins de semana e feriados, para 13 elementos e quatro ambulâncias, um veículo de comando e uma viatura com especificações técnicas para intervir.
A Força Especial de Bombeiros também está presente diariamente com 10 elementos e duas viaturas e a GNR com 11 elementos nos dias úteis, de um total de 25 elementos, sendo que cinco são especialistas em resgate em montanha e seis na área de policiamento.
Aos fins de semana, o número de efetivos da GNR sobe para 24 (10 especialistas em resgate em montanha e 14 em função policial), com quatro viaturas. Este ano estreia-se na Torre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com uma viatura e dois elementos para dar apoio no âmbito da emergência médica.