Região

Pinhel celebra vinhos da Beira Interior

Escrito por Luís Martins

Quarta edição do “Beira Interior – Vinhos & Sabores” decorre entre sexta-feira e domingo no Centro Logístico

A quarta edição do “Beira Interior – Vinhos & Sabores” começa esta sexta-feira no Centro Logístico de Pinhel com 150 néctares de 28 produtores, o concurso “Escolha da Imprensa”, uma mostra de produtos locais e a gala do concurso ibérico Vinduero – Vindouro.
O certame decorre até domingo numa área coberta de 2.300 metros quadrados, que acolhe um salão de vinhos, degustações e provas comentadas, um seminário, uma mostra gastronómica regional, oficinas e sessões de “showcooking”. Estão presentes três restaurantes e mais 32 expositores de produtos locais como o mel, azeite, queijo, enchidos, frutos secos e doçaria tradicional, entre outros. Organizada pelo município de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional (CVRBI), a feira “Beira Interior – Vinhos & Sabores” contempla também momentos musicais e a segunda edição do concurso “Escolha da Imprensa”, no qual serão avaliados em provas cegas os vinhos presentes no certame. Os sucessores do Quinta dos Currais Colheita Seleccionada branco 2016 e Casas Altas Rufete tinto 2014 (de José Madeira Afonso), vencedores no ano transato, serão conhecidos amanhã.
O evento será também palco da gala de entrega dos prémios do XIVº Concurso Internacional de Vinhos Vinduero – Vindouro, organizado pela Associação VinDuero-VinDouro, de Espanha, que distinguiu os melhores vinhos da Península Ibérica. Paralelamente ao “Beira Interior – Vinhos & Sabores” realiza-se no sábado um passeio de todo-o-terreno pelas vinhas do concelho e no domingo uma maratona de BTT. Na apresentação do certame, Rui Ventura, presidente do município anfitrião, afirmou que o “Beira Interior – Vinhos & Sabores” quer dar a conhecer «o território, o vinho, a gastronomia, as nossas paisagens e todo o nosso património». Por sua vez, João Carvalho, presidente da CVRBI, assumiu que o evento «já é de referência em Portugal» e sublinhou que «não é qualquer região vitivinícola que coloca à prova 150 vinhos, isto significa que os produtores reconhecem cada vez mais a importância do “Beira Interior – Vinhos & Sabores”». Na sua opinião, este evento é «importante para a promoção deste setor e tem feito crescer o mundo económico dos nossos vinhos».
Atualmente a CVRBI conta com 65 produtores, dos quais 61 são particulares e quatro adegas cooperativas, das zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply