A Câmara da Guarda vai implementar a “Rede Social” do concelho com a criação amanhã à tarde do Conselho Local de Acção Social (CLAS), entidade que vai permitir a promoção e desenvolvimento social do município. Até ao momento, há já 35 entidades nas áreas da Saúde, Educação, Emprego e Acção Social interessadas em participar na rede social, dinamizada pela ADM Estrela (que assumirá a parte executiva) e a autarquia guardense (que irá orientar e representar o projecto).
A sessão, que irá decorrer pelas 14 horas no auditório da Câmara Municipal presidida pelo vice-presidente Álvaro Guerreiro, e terá como objectivos a constituição do CLAS do concelho da Guarda, a aprovação do Regulamento Interno (Definição das estruturas operativas do CLAS e sua composição) e a constituição do Núcleo Executivo.
O projecto “Rede Social”, já implementado nos concelhos de Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo e Fornos de Algodres, foi aprovado em 1997 em Conselho de Ministros com o objectivo de concertar esforços entre várias entidades e associações para se fazer o diagnóstico social do concelho e encontrar soluções para a erradicar ou atenuar as situações de pobreza ou de exclusão social. Produzir planos multidimensionais integrados, através da construção e dinamização de instrumentos de planeamento e gestão que serão traduzidos no Plano de Desenvolvimento Social e no Plano de Acção, e a utilização de metodologias activas e participativas serão algumas das medidas a desenvolver entre os parceiros do CLAS.