Realiza-se na próxima quarta-feira a edição de inverno das “Conferências da Guarda”, que desta vez irão debater a “Mobilidade Urbana Sustentável”.
A iniciativa decorre nos Paços do Concelho a partir das 14h30 e está dividida em três painéis, estando a abertura a cargo do presidente da Câmara, Álvaro Amaro, e do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes. “Dos territórios sociais da mobilidade ao desenho dos modos suaves” é o tema do primeiro painel, apresentado pela CEO da Mobilidade e Planeamento do Território (MPT) e professora universitária na área da Mobilidade, Paula Teles. O segundo painel será dedicado a três temas: “Uma análise prospetiva sobre a reorganização do trânsito e estacionamento na cidade da Guarda e do Plano Rodoviário Municipal 2040” que terá a participação de Diogo Jardim, coordenador do Núcleo Engenharia e Tráfego e de Ariana Simplício, consultora sénior, ambos consultores em Transportes, Inovação e Sistemas; “Projeto Hi-Reach – Projeto piloto europeu de Exclusão na Mobilidade – Caso de estudo: Concelho da Guarda” por Susana Castelo, administradora da Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas (TIS); e “O incremento dos modos suaves no acesso ao Parque Industrial da Guarda – Apresentação do Projeto Pedovia / Ciclovia da Cidade da Guarda”, apresentado pelo arquiteto João Marujo.
No terceiro e último painel serão abordados os temas: ”Guarda para todos”; “Acessibilidade do Parque Urbano do Rio Diz” e “Bandeira Cidades e Vilas de Excelência – Nível II” por Pedro Ribeiro da Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. As “Conferências da Guarda” surgiram com o objetivo de trazer a visão de especialistas, «refletindo a Guarda de fora para dentro», conforme referiu o autarca guardense, na primeira edição da iniciativa em 2014.