Na Praça Velha continua a “Festa do Livro” organizada pelo jornal “O Interior” e promete animação até domingo. Para além de poder adquirir as mais diversas obras dos mais variados autores, a festa é ainda agitada por vários grupos que asseguram a animação das noites da Guarda. Assim hoje o recinto da feira é animada pelo projecto Chuchurumel, uma produção Aquilo, interpretado por César Prata e Julieta Silva. Este projecto consta de música tradicional portuguesa e de originais, misturando instrumentos convencionais com instrumentos simples. Amanhã é a vez do grupo Concertinas de Seixo da Beira trazer a música de raíz tradicional à “Festa”, e no dia seguinte a noite da Praça Velha vai contar com boa disposição da fanfarra “Nem Fá Nem Fum”.
O Aquilo Teatro (Guarda) apresenta hoje “Chuchurumel”, um espectáculo composto por César Prata e Julieta Silva. O projecto passa pela interpretação de música tradicional portuguesa e de originais, misturando instrumentos convencionais (percussões, gaita-de-foles, harmónio, concertina, harmónica, flautas, piano, ocarina, braguesa, beiroa, viola, bandolim) com instrumentos simples (pedras, paus, apitos), com outros construídos por César Prata e com programações. No entanto desenvolvem também trabalho no âmbito de recolhas da tradição. Presentemente o grupo encontra-se a preparar a edição do seu primeiro CD (“no castelo de Chuchurumel”) que ocorrerá em Outubro de 2004.
O Grupo de Concertinas de Seixo da Beira que actua amanhã é constituído por doze crianças, e está incluído no projecto da Associação Cultural de Seixo da Beira. Este agrupamento tem uma aprendizagem de 60 horas por semana, e reproduzem diversos temas de música tradicional.
Os nove elementos da fanfarra “Nem Fá Nem Fum” de Famalicão da Serra (Guarda) prometem animar a noite de sábado. O som, algo alternativo, que produz deve-se a uma mistura de influências musicais que cruza jazz, pop, passando pela música tradicional russa, mexicana e alguns temas do folclore de Famalicão. A banda teve um período de formação com Gregg Moore, entre outros, tendo o músico norte-americano participado igualmente na criação de outras fanfarras.