O antigo deputado Carlos Luiz foi eleito presidente honorário do PS Guarda na reunião da Comissão Política Distrital da Federação, que decorreu em Fornos de Algodres, na quinta-feira.
O nome do histórico socialista foi proposto pelo presidente da Federação, Pedro Fonseca, e pelo presidente da CPD, Carlos Filipe Camelo. Para o líder distrital, Carlos Luiz teve um «percurso político imaculado e exemplar nas diversas funções que desempenhou» e destacou-se por fazer «sempre questão de prestar contas aos eleitores dos círculos eleitorais pelos quais foi eleito do trabalho político desenvolvido em cada mandato». Também Carlos Filipe Camelo referiu que esta eleição «constitui um reconhecimento do excelente trabalho político desenvolvido por Carlos Luiz ao longo de décadas, um trabalho político que deve servir de referência e motivação para o presente e para o futuro».
O recém-eleito presidente honorário comprometeu-se a estar «fortemente empenhado no bom desempenho do trabalho político do PS Guarda» e prometeu colaborar «ativamente nas atividades e contribuir para a resolução dos principais problemas que hoje afetam as populações e os territórios do distrito da Guarda». Natural de Vila do Touro (Sabugal) e formado em História, Carlos Luiz desempenhou funções no Governo Civil da Guarda, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas Embaixadas de Portugal em Paris, Bruxelas e Guiné-Bissau e em diversas missões diplomáticas. Foi Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal e deputado à Assembleia da República, entre 1985 e 2005. No PS pertenceu à Comissão Nacional, Comissão Política e Comissão Nacional de Jurisdição.