P – Como cantautora, “O Jardim” é a sua canção perfeita?
R – Não me atrevo a dizer que é a canção perfeita; perfeito é não ter espaço para crescer e, para mim, isso não existe. É uma canção bonita de que me orgulho muito.
P – “O Jardim”, que compôs a pensar na sua avó, venceu o Festival da Canção e representará Portugal na Eurovisão. Acha que tem hipóteses de vencer?
R – Não sei, acho que ganhar depende de muitas coisas que nem controlamos. Mas vamos batalhar por uma boa classificação. Temos dado o nosso melhor, em tudo o que fazemos.
P – Como surgiu a oportunidade de trabalhar com Cláudia Pascoal e o que trouxe de novo à sua música?
R – Eu escrevi, compus e produzi a canção e como fiz estes passos todos sozinha senti necessidade de ir encontrar uma voz; eu ouvia uma voz muito específica na minha cabeça e materializei-a quando ouvi a Cláudia cantar. Eu não a conhecia, mostraram-me um vídeo dela e senti instantaneamente que era a voz certa.
P – O que gostaria de concretizar este ano em termos musicais?
R – Espero que as pessoas gostem do meu álbum – “Human”, a sair em junho –, quero dar alguns concertos pelo país e sentir que também tenho espaço para crescer para lá das fronteiras portuguesas.
P – Que outros projetos tem em perspetiva?
R – Ainda estou a terminar o álbum e completamente focada na Eurovisão. Tenho algumas ideias mas ainda não deitei mãos à obra. Por isso prefiro esperar para contar!
P – Com que músico se identifica e porquê?
R – Lorde: porque é genuína, é estranha, escreve com a alma e as produções e linhas melódicas são diferentes de tudo o resto.
P – Neste momento qual é a sua relação com a Guarda e Gouveia? Quando foi a última vez que cá veio?
R – Tento ir a casa sempre que posso, estive há duas semanas em Gouveia (S. Paio). E confesso, já estou com muitas saudades.
Perfil:
Compositora da canção “O Jardim”, que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão
Idade: 28 anos
Profissão: Músico/ marketeer em Science & Healthcare
Currículo: Licenciada em Biologia Celular e Molecular e mestrado em Comunicação e Tecnologias da Informação
Naturalidade: Guarda
Livro preferido: “Sputnik, meu amor”, de Haruki Murakami
Filme preferido: “A Fuga das Galinhas”
Hobbies: Fotografia, caligrafia