A inaugurações do Solar do Vinho da Beira Interior, futura sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), está marcada para o próximo dia 25 de abril, pelas 16h30.
A abertura está integrada nas comemorações do 44º aniversário da “Revolução de Abril”, promovidas pelo município da Guarda. O edifício foi construído de raiz no jardim do Solar Teles de Vasconcelos, mais conhecido por “Quintal Medroso”, junto à Praça Velha. A obra foi adjudicada à construtora O2S pelo preço de 323.440 euros, mais IVA. A sede vai centralizar todos os serviços da CVRBI, nomeadamente salas de provas e de certificação de vinhos, bem como uma loja para venda. «O edifício vai dar outra dignidade à Comissão Vitivinícola e será uma porta aberta ao turista onde, para além de poder adquirir vinhos da região, também poderá usufruir no espaço circundante que iremos reabilitar e manter aberto ao público durante o dia», afirma João carvalho, presidente da CVRBI.
A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 54 produtores de vinho, sendo cinco adegas cooperativas e 49 produtores particulares. Na área demarcada da Beira Interior existem 16 mil hectares de vinha e são produzidos anualmente mais de 40 milhões de litros de vinho.