Arquivo

Antigas minas reabilitadas em Fornos e Gouveia

Ambiente

Estão concluídas as obras de remediação ambiental das áreas mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videiras (no concelho de Gouveia), Vales (Fornos de Algodres) e Póvoa de Cervães (Mangualde), onde foram investidos 3,7 milhões de euros.

O final dos trabalhos foi assinalado no sábado, numa cerimónia realizada em Fornos de Algodres que contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. As empreitadas incluíram a descontaminação e saneamento de solos e escombreiras, bem como a recuperação paisagística, entre outras intervenções. Para Manuel Fonseca, autarca fornense, a recuperação da antiga mina de Vales vai permitir «outro tipo de utilização numa área que estava ao abandono. Já em Gouveia, o edil Luís Tadeu revelou que o espaço agora reabilitado no Castelejo, Formiga e Vale de Videira poderá vir a ser aproveitado, «no futuro, para efeitos de lazer ou culturais».

De acordo com Rui Rodrigues, presidente da EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro), atualmente estão em curso trabalhos de descontaminação em sete antigas minas, num investimento de 26 milhões de euros. «A nível nacional faltam cerca de 100 intervenções, algumas mais pequenas, que serão mais só de segurança do que propriamente de reabilitação», que representam um investimento de cerca de 60 milhões de euros, acrescentou o responsável. Em Portugal estão identificadas 199 antigas áreas mineiras e já foram feitas recuperações em 105, tendo sido investidos 80 milhões de euros desde 2001.

Sobre o autor

Leave a Reply