Arquivo

Previstos mais de 469 quilómetros de novos aceiros nas florestas da região

Incêndios

O concurso para criação de Faixas de Interrupção de Combustível (FIC) destinadas à prevenção de fogos florestais contempla 469,59 quilómetros de abertura de aceiros nos diferentes municípios da região e 162,69 quilómetros de beneficiação de caminhos já existentes.

A lista consta do procedimento aberto no passado dia 15 pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) – acessível em http://www.icnf.pt/ – e revela que o Fundão é o concelho mais beneficiado estando prevista a abertura de mais de 169 quilómetros de FIC. Pelo contrário, o concurso reserva apenas 3,68 quilómetros para Aguiar da Beira. Pelo meio, na Guarda poderão abrir-se 52,33 quilómetros de novas faixas de interrupção de combustível e na Covilhã 18,25 quilómetros. Já o Sabugal tem a maior extensão em termos de beneficiação de aceiros já existentes: 86,03 quilómetros. O objetivo desta medida é dotar as zonas mais críticas de infraestruturas contra fogos florestais, no âmbito da Rede Primária da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

As ações a realizar vão decorrer nas chamadas zonas prioritárias concentradas essencialmente no Norte e Centro do país e preveem um total de 3.620 quilómetros de faixas, sendo que 1.179 quilómetros vão incidir na área pública e os restantes 2.441 em área privada. Financiado pelo Fundo Florestal Permanente, o concurso envolve um investimento de cerca de 6 milhões de euros e tem como destinatários 119 municípios localizados nas áreas prioritárias. O concurso está aberto até 2 de abril. O Governo vai avançar igualmente com a construção de 500 quilómetros de faixas de gestão de combustível de forma a concluir a rede primária, num investimento de cerca de 5 milhões de euros. Estas faixas de 50 metros ao longo das FIC vão abranger 250 quilómetros em área pública e 250 quilómetros em área privada.

Sobre o autor

Leave a Reply