Gouveia vai ser novamente o palco de uma etapa da Taça do Mundo de Snowboard, que vai juntar alguns dos melhores especialistas da modalidade para o “Gouveia Big Air 2004”, a realizar nos próximos dias 9, 10 e 11. Um fim-de-semana inteiramente dedicado aos desportos radicais em neve em que a organização estima poder ultrapassar os 15.000 visitantes registados no ano transacto. Entretanto, o autarca gouveense, Álvaro Amaro, anunciou que o projecto do “Indoor Snow”, um espaço único em Portugal que possibilitará a prática de desportos de Inverno durante todo o ano, poderá conhecer um “empurrão” decisivo nos próximos dias com a assinatura de uma declaração de compromisso com alguns empresários.
Este ano, pela primeira vez, o esqui também terá o seu lugar neste evento radical, estando prevista a participação de vários atletas internacionais para um espectáculo de “free style” e de saltos. Tendo como cenário privilegiado a paisagem da “cidade-jardim”, a prova realiza-se no Centro Hípico onde será instalada uma rampa com 80 metros de comprimento, 22 de altura e 20 de largura, coberta por 240 toneladas de neve artificial. A competição será efectuada em três mangas, com os atletas a fazerem dois saltos pontuáveis em que o grau de dificuldade, a altura e a radicalidade das manobras serão critérios decisivos na apreciação dos três elementos do júri internacional. Cerca de 30 dos melhores snowboarders do mundo deverão marcar presença na edição deste ano do “Gouveia Big Air”, entre os quais quatro atletas femininas. O destaque vai para o francês Pacome Allouis, vencedor da última edição, mas também para o austríaco Sani Alibabic e para o finlandês Sami Tuoriniemi, segundo e terceiro em Gouveia em 2003, respectivamente. Portugal vai estar representado por Miguel Neto, Hugo Lemos e Alexandre Calimero. Na categoria feminina, realce para a presença da holandesa Cheryl Maas, vencedora da edição 2003 do “Gouveia Big Air” e da austríaca Lisa Filzmoser, segunda em Gouveia e primeira classificada no “Nokia Tottally Board 2003”.
Organizada pela autarquia gouveense e pela “Realizar S.A.”, a prova está orçada em 289 mil euros, estando previsto um vasto conjunto de actividades dedicadas a todos aqueles que se deslocarem a Gouveia nesses três dias. Os mais radicais terão à disposição um slide fixo, no dia 9, slide com grua (sábado) e uma parede de escalada artificial. Outras actividades disponíveis são o touro mecânico, “buggy rom”, “buggy tramplens”, tiro ao arco, tiro com besta, matraquilhos humanos, enquanto que os mais novos poderão desfrutar de dois insufláveis. No domingo, já em Vila Nova de Tazém, será montado um “snow tubing”, uma rampa de 28 metros de comprimento para os interessados descerem em bóias. Na edição anterior, o público acorreu em força ao “Gouveia Big Air”, que, segundo a organização, foi visitado por cerca de 15 mil pessoas. Um número que os promotores esperam ultrapassar este ano. Entretanto, na conferência de imprensa de apresentação do evento, Álvaro Amaro adiantou que deverá ser assinada até dia 10 deste mês uma declaração de compromisso com vários empresários que manifestaram interesse em participar no projecto do “Indoor Snow”, apresentado no ano passado. Recorde-se que esta estrutura será a primeira do género no país e permitirá a prática de desportos de Inverno durante todo o ano. «Estamos numa fase muito adiantada com grupos empresariais portugueses», assevera o autarca, sublinhando que um dos eventuais parceiros até lhe sugeriu uma nova valência, um aldeamento turístico, o que é «fantástico» para o concelho, sublinha Álvaro Amaro. Prevista está também uma área comercial e de entretenimento com restaurantes, bares e lojas.
Ricardo Cordeiro