As notícias publicadas no portal Beira.pt já podem ser ouvidas pelos invisuais graças a uma aplicação para dispositivos móveis (APP) gratuita.
A tecnologia foi desenvolvida pela ADSI – Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação com a colaboração da empresa “Magic Key” e o apoio da delegação da Guarda da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). A Beira.pt Acessível foi apresentada na quinta-feira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A aplicação permite fazer a síntese de voz de títulos ou texto de forma a permitir ao utilizador ouvir as notícias, mas também os menus do portal para facilitar a navegação. Segundo Pedro Tavares, membro da direção da ADSI , esta ferramenta vai permitir «alargar o acesso à informação a todos, mesmo a pessoas com necessidades especiais». O responsável disse esperar que a esta tecnologia possa ser transportada os sites das Câmaras Municipais da região «de forma a que todos possam aceder aos seus conteúdos informativos».
Por sua vez, Hugo Pissarra, dirigente da ACAPO na Guarda, considerou que esta aplicação é «muito importante para termos acesso rápido às notícias da região, sem publicidade», sendo uma ferramenta «prática e fácil de usar». Também Ana Sofia Teixeira, jovem guardense de 28 anos que perdeu grande parte da visão na adolescência, ajudou na fase de testes da Beira.pt Acessível, que disse ser uma tecnologia «bem conseguida». A aplicação está disponível na Playstore, de forma gratuita, e destina-se a invisuais ou pessoas com baixa visão, com motricidade reduzida nos membros superiores ou outras que tenham dificuldades no acesso à informação em dispositivos móveis, como os tablets e smartphones Android.