Ponto final no investimento de 8 milhões de euros que a Coficab pretendia fazer na unidade de Vale de Estrela (Guarda) e resultaria na criação de 40 novos postos de trabalho. O novo projeto de produção de cabos para veículos elétricos e para a condução autónoma vai ser desenvolvido noutra fábrica do grupo de cablagens por falta de «aprovação expedita» do alargamento das instalações, confirmou a O INTERIOR o diretor-geral da Coficab Portugal.
«Infelizmente não foi possível obter uma aprovação expedita do projeto, o único cenário que nos permitiria estar prontos para iniciar a produção em abril. A alternativa que nos apresentaram para viabilizar o investimento era fazer com que fosse classificado como Projeto de Interesse Público, que tem um período processual entre dois a quatro meses, o que não se coaduna com os timmings dos construtores automóveis», disse João Cardoso. Esta expansão foi inviabilizada pela burocracia inerente à aprovação deste tipo de projetos. Em setembro, a Divisão Sub-Regional da Guarda da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) deu parecer negativo à ampliação da fábrica de Vale de Estrela. O empreendimento obteve a declaração de interesse municipal por parte da autarquia, decisão ratificada por unanimidade pela Assembleia Municipal, e consistia em ocupar o terreno onde está atualmente o parque de estacionamento, que seria transferido para outra área próxima da empresa.
Em outubro, a Coficab fez uma derradeira tentativa para viabilizar o investimento na Guarda ao apresentar novo pedido de apreciação do projeto junto da Divisão Sub-Regional da Guarda. Desta vez juntou os pareceres positivos do Ministério do Ambiente e do Ministério da Agricultura, bem como a declaração de interesse municipal. Mas estes novos argumentos também não foram suficientes para a CCDRC aprovar de forma célere o empreendimento. «A Guarda perdeu esta oportunidade estratégica», lamenta João Cardoso, lembrando que a empresa tinha «compromissos assumidos» com a Jaguar, a Mercedes ou o Grupo PSA. Falhado este investimento, o também responsável de operações da Coficab revela que o grupo está a preparar o lançamento de outro projeto ligado à conectividade e à condução autónoma. «Vamos ver se desta vez se consegue “agarrar” o investimento para a Guarda, numa área em que existe uma vontade e competição enormes entre todas as nossas fábricas para ganharem esta oportunidade», refere o responsável.
Segundo João Cardoso, trata-se de um projeto maior, que criará «uma quantidade apreciável de postos de trabalho no local onde for realizado». No início de outubro, a Coficab tinha sido nomeada fornecedor a nível mundial dos cabos “High Voltage” para a maior plataforma de carros elétricos do grupo VW (Volskwagen, Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche e Ducati).
Luis Martins
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