Arquivo

Seminário “Prisão Participada” a partir de hoje

Guarda

Debater as problemáticas da reclusão e pós-reclusão é o objetivo do 2º seminário “Prisão Participada”, organizado pela APDES em parceria com o Estabelecimento Prisional da Guarda.

O encontro realiza-se hoje e amanhã no TMG, na Guarda, espera também contribuir para a discussão da problemática da prisão «que temos e queremos no século XXI», adiantam os promotores. Serão debatidos temas como políticas de saúde pública, prevenção criminal e reinserção social. Na sessão de abertura participam Celso Manata, diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e de João Goulão, diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. O seminário vai contar com intervenções de reputados especialistas e investigadores nesta área. O destaque vai para a presença de Marzena Ksel, vice-presidente do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura, especialista na área da Saúde e dos Direitos Humanos no contexto europeu; do Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, e de Duarte Nuno Vieira, diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra e especialista internacional em Medicina Legal e Prevenção de Tortura, que vão intervir na primeira sessão do seminário dedicada à “Humanização no Tratamento Institucional: uma perspetiva global”.

Amanhã, os trabalhos decorrerão a partir das 10 horas e contam com a participação Fernando Pinto Monteiro, ex-Procurador Geral da República; João Portugal, Provedoria de Justiça, e Inês Horta Pinto, especialista em direito penitenciário, que vão refletir sobre “A Prisão do século XXI”.

Sobre o autor

Leave a Reply