Arquivo

Polvos em croché ajudam bebés prematuros na Guarda e Covilhã

Saúde

Os serviços de Neonatologia dos Hospitais da Guarda e Pêro da Covilhã estão a usar polvos feitos em croché para melhorar a saúde e bem-estar dos bebés prematuros e os resultados da iniciativa já foram reconhecidos por progenitores e por profissionais de saúde.

Na Guarda, o projeto “Polvo de Amor” envolve várias artesãs da cidade e as figuras criadas obedecem a várias normas, como os tentáculos assemelharem-se ao cordão umbilical. As interessadas em conhecer a iniciativa podem contactar a Estela Poço na loja “Guard’amiga”, que está nas instalações da JOM, na Avenida de São Miguel (Guarda-Gare) até ao final do mês. As artesãos já produziram 12 polvos. Na Covilhã, a introdução destes polvos em croché ocorreu em junho e segue uma iniciativa iniciada em 2013 na Dinamarca e já replicado em vários outros países.

O conceito que chegou este ano a Portugal tem o objetivo de promover o bem-estar e a saúde de recém-nascidos prematuros ou com patologias várias, que confortavelmente abraçados aos tentáculos dos “amiguinhos de croché” se sentem mais tranquilos e reconfortados na sua recuperação, já que os tentáculos de algodão se assemelham à textura do cordão umbilical, e dessa forma recriam um ambiente vinculativo mais humanizado e aproximado ao do meio uterino, o que lhes confere uma maior segurança e conforto.

Apesar de ainda não ser conhecido, registo científico que certifique os benefícios desta dinâmica, os promotores da sua implementação e muitos profissionais de saúde atestam que os polvos acalmam os bebés e ajudam a reduzir a sua frequência cardíaca e respiratória, o que o faz respirar melhor, ter batimentos cardíacos mais regulares, níveis de oxigénio no sangue superiores e o essencial ganho de peso. Além disso, a agitação e tentativa de arrancar as sondas e cateteres que os monitorizam e tratam é significativamente reduzida, por substituição dos tentáculos, com os quais delicadamente, os pequenos dedos interagem, no seio da incubadora. No CHCB, a unidade de Neonatologia conseguiu até ao momento angariar 22 polvos, fruto da boa vontade de vários cidadãos anónimos e do grupo de Voluntariado do CHCB. Mais informações em www.facebook.com/polvinhosmagicos.

Sobre o autor

Leave a Reply