Arquivo

Lotação esgotadíssima no “Campeonato do Mundo” do forcão

Sabugal

Não coube mais ninguém na praça de touros de Aldeia da Ponte, no sábado, para assistir ao 32º festival “Ó Forcão Rapazes!”.

A tradição cumpriu-se mais uma vez e o autodenominado “Campeonato do Mundo do Forcão” revigorou a tradição na alma dos raianos. Em praça, as equipas da Lageosa da Raia, Foios, Ozendo, Alfaiates (na foto), Forcalhos, Aldeia da Ponte, Soito, Aldeia do Bispo e Aldeia Velha lidaram touros imponentes. O curro apresentado por José Manuel Duarte “Fininho” foi escolhido em ganadarias conceituadas como Palha, Veiga Teixeira, Pinto Barreiros, Vale Sorraia, Passanha, São Torcato, Luís Rocha, Canas Vigoroux e Calejo Pires. E não defraudaram as expetativas dos aficionados.

O festival foi organizado pelas Juntas de Freguesia de Aldeia Velha e Foios e terminou com um convívio entre os participantes. Entretanto, o ciclo das capeias termina amanhã em Aldeia Velha. A corrida de touros com forcão é uma prática exclusiva das gentes da raia sabugalense que é Património Cultural Imaterial e está registada no respetivo Inventário Nacional desde 2011.

Sobre o autor

Leave a Reply