Desde a sua abertura ao público, a 30 de julho de 2010, o Museu do Côa recebeu 188.957 visitantes até ao final do primeiro semestre deste ano.
Os dados foram divulgados na passada quinta-feira pelo presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque. Em entrevista à agência Lusa, Bruno Navarro adiantou que uma das metas a atingir a médio prazo é cativar os turistas que viajam pelo rio Douro e atraí-los para visitar a arte do Côa, inserida em dois patrimónios mundiais reconhecidos pela UNESCO. «Há cerca de um milhão de pessoas que fazem cruzeiros no Douro. Pretendemos abordar as empresas e desafiá-las a serem nossas parceiras para que passem a atracar sistematicamente no cais do Pocinho e a encaminhar os seus turistas para uma visita ao Museu do Côa», declarou o responsável. Para Bruno Navarro, o museu e o parque arqueológico «sofreram um corte radical de verbas que fez com que, basicamente, a atividade da Fundação Côa Parque se tenha resumido a manter a porta aberta e a pagar salários aos funcionários. Agora é necessário inverter rapidamente este estado de apatia, e tudo indica que estamos em condições de lançar uma nova fase do museu e da fundação, com uma nova dinâmica e uma ambição reforçada».
Na sua opinião, o recurso a fundos comunitários e um maior envolvimento dos membros fundadores fundação poderão ajudar a resolver «algumas debilidades» do museu, nomeadamente na manutenção dos equipamentos, na renovação dos dispositivos informáticos, na beneficiação da infraestrutura e na atualização do programa museológico. «Queremos garantir mais segurança e acessibilidade, e permitir que as visitas sejam uma experiência marcante, educativa, didática, interativa e ainda mais inclusiva», afirmou o presidente do Conselho Diretivo da Côa Parque.