Arquivo

Centro de interpretação dedicado a Afonso Costa

Seia

A Câmara de Seia vai investir cerca de 300 mil euros na criação de um centro de interpretação dedicado ao republicano Afonso Costa. O projeto vai ser executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDUR) da cidade e deverá abrir em 2018.

O equipamento dedicado ao estadista português e político republicano, que era natural daquele concelho serrano, ficará instalado na escola primária batizada com o seu nome, que vai ser recuperada e adaptado para o efeito. O edifício vai acolher um museu, arquivo, biblioteca, centro de estudos e centro de investigação de forma a contribuir para fomentar o estudo e a divulgação do legado histórico-político de Afonso Costa (1871-1937). Trata-se de uma das mais eminentes personalidades da vida portuguesa do primeiro quartel do séc. XX, que foi primeiro-ministro, ministro, académico, parlamentar, advogado, diplomata, homem de convicções, corajoso, determinado e polémico.

As múltiplas facetas da sua vida e obra «exigem o estudo desapaixonado e objetivo» da sua vida e obra, refere o município em comunicado, que adianta que irá envolver no processo a Fundação Mário Soares, o Museu Bernardino Machado (Vila Nova de Famalicão), a família de Afonso Costa e vários investigadores. Com este projeto o município pretende «fazer justiça ao legado de Afonso Costa na história de Portugal e do mundo».

Sobre o autor

Leave a Reply