Arquivo

Adega de Figueira de Castelo Rodrigo lança nova categoria de vinho «única no mundo»

Uma investigação com origem na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) identificou uma categoria de vinho «nova» e «única no mundo», o “Pinking”, que tem pedido de patente registada, anunciou hoje a academia transmontana.

Segundo explicou a UTAD, localizada em Vila Real, o “Pinking” teve origem num trabalho de investigação de mestrado em Enologia e já tem um pedido de patente nacional e internacional. O vinho vai ser lançado pela Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo a 7 de julho.

«O que se pensou inicialmente ser um defeito de produção, afinal deu origem a uma nova categoria de vinho única no mundo», afirmou, em comunicado, Jenny Silva, enóloga da Cooperativa figueirense.

Foi esta especialista que, em 2014, como estudante de mestrado de Enologia na UTAD, identificou o fenómeno “Pinking” em conjunto com Fernando Nunes e Fernanda Cosme, docentes e investigadores do Centro de Química da UTAD. Trata-se, segundo Fernando Nunes, de um «defeito» historicamente conhecido pelo processo de «aparecimento de uma cor rosa-salmão em vinhos produzidos exclusivamente de uvas de castas brancas».

Esta «nova categoria de vinho», que adotou o nome do fenómeno, vai ser lançada a 7 de julho pela Adega Cooperativa Figueira de Castelo Rodrigo, que entretanto adquiriu a patente à UTAD, e tem precisamente como enóloga responsável Jenny Silva.

O vinho Castelo Rodrigo Pinking 2016 é um DOC, exclusivamente vinificado a partir da casta branca Síria, a casta de eleição na Região Demarcada da Beira Interior, apresentando «aroma frutado e boca equilibrada com final harmonioso».

Sobre o autor

Leave a Reply