O Banco Popular foi comprado esta quarta-feira por um euro pelo Santader, no entnato, o banco espanhol fica obrigado a injetar sete mil milhões de euros na instituição, de acordo com um comunicado enviado pelo Santander à CMVM espanhola.
Segundo a missiva, o Conselho Único de Resolução já «transferiu todas as ações e instrumentos de capital» do Banco Popular para o Santander.
«O Conselho Único de Resolução, na qualidade de autoridade de resolução competente no quadro da União Bancária, decidiu hoje proceder à venda do Banco Popular Español, S.A. ao Banco Santander, S.A., no âmbito de uma medida de resolução aplicada àquele banco espanhol», anunciou também em comunicado o Banco de Portugal esta manhã. O BdP informa ainda que a filial portuguesa do Banco Popular Español – o Banco Popular Portugal, S.A. – «não foi objeto de qualquer medida de resolução e está incluída no perímetro de venda, pelo que passa a integrar o grupo do Banco Santander».
Para a instituição liderada por Carlos Costa, esta medida não implica «qualquer alteração na atividade do banco português», que continua a operar com «total normalidade», agora integrado num novo grupo bancário. «Esta solução não contempla financiamento por parte de organismos nacionais e protege as poupanças confiadas ao Banco Popular Portugal, assegura a continuidade dos serviços prestados em Portugal e do financiamento à economia», lê-se na mesma nota.