Arquivo

Portagens da A23 e A25 com reduções de 15 por cento a partir de agosto

A partir de 1 de agosto vai ficar mais barato circular em cinco ex-Scut, entre elas a A23 e a A25. Após muitos avanços e recuos, o Governo decidiu aplicar um redução de 15 por cento. A decisão já é oficial e foi publicado hoje em Diário da República.

Em declarações à TSF, o ministro Pedro Marques explicou que «esta é uma decisão que cumpre uma promessa eleitoral do Governo e que é importante para a economia destas regiões do interior que têm fatores de desenvolvimento mais difíceis pela sua distância aos principais centros urbanos. Para além disto permite uma melhor mobilização de e para o interior».

A redução de 15 por cento, considera o ministro do Planeamento, «é um valor significativo, prudente e sustentável para contas públicas e para a empresa Infraestruturas de Portugal».

A portaria hoje publicada refere que na determinação dos troços onde haverá reduções foram tidos em conta «critérios de convergência económica e coesão territorial». Alguns troços não estão abrangidos, como o que liga Matosinhos a Amarante, na A4, a autoestrada Transmontana, e o troço inicial da A25, entre Aveiro e Albergaria-a-Velha.

Além desta redução, a nova portaria estabelece também um alargamento nos descontos já existentes para os pesados de mercadorias, que passam de 10 por cento para 15 por cento no período diurno e de 25 por cento para 30 por cento no noturno. Este último é alargado em mais duas horas e passa a vigorar entre as oito da noite e as oito da manhã (7h59, mais exatamente) – actualmente é entre as nove da noite e as sete da manhã.

Com estes descontos, os portugueses vão poupar em ligações completas entre 15 cêntimos a 3,40 euros, por percurso. O poder de compra das regiões e a distância aos grandes centros foram os critérios usados para selecionar as autoestradas com desconto.

Ao todo, são mais de 500 quilómetros de autoestrada que vão beneficiar da redução de preços. As estradas escolhidas foram a A4, que liga Amarante e Bragança, a A22 que vai de Lagos a Vila Real de Santo António, a A23 entre Torres Novas e Guarda, a A24, no norte do país, que vai de Viseu a Chaves e a A25 de Albergaria-a-Velha à fronteira de Vilar Formoso.

Sobre o autor

Leave a Reply