Arquivo

Bruxelas quer fiscais em Lisboa a vigiar as contas públicas

A União Europeia quer fiscais em Lisboa a vigiar a execução orçamental do Governo de António Costa. A notícia é avançada pelo semanário “Sol”, na edição deste sábado.

Segundo o jornal, «a maioria da Comissão Europeia considera que será suficiente aplicar a Portugal uma medida simbólica ou que o simples facto de se ter aberto um processo por incumprimento do défice de 3 por cento já é punição bastante».

Bruxelas, porém, «não confia nos números do défice para 2016», e por isso quer ter uma equipa de fiscais europeus em Lisboa a vigiar as contas públicas. No comunicado divulgado na quinta-feira, a Comissão Europeia concluía que Portugal e Espanha, durante o período 2013-2015, não tomaram medidas eficazes para cumprir as recomendações do Conselho da União Europeia, abrindo porta, pela primeira vez, a um processo que pode, ou não, levar à aplicação de sanções a Portugal.

Numa conferência de imprensa no mesmo dia, o vice-presidente da Comissão para o Euro, Valdis Dombrovskis, já deixara clara a intenção da Comissão de acompanhar as autoridades espanholas e portuguesas a fim de corrigir os respetivos défices.

Sobre o autor

Leave a Reply