Arquivo

CERVAS liberta 45 aves ao longo deste mês

Ambiente

O CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), sediado em Gouveia, devolve 45 aves à natureza durante este mês em ações a realizar nos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu e Aveiro.

Trata-se sobretudo de corujas-do-mato, mochos-galegos, corujas-das-torres, milhafres-pretos, tartaranhões-caçadores, cegonhas ou andorinhões que ingressaram no centro devido a quedas precoces dos ninhos, a atropelamentos ou a cativeiros ilegais. Para hoje está agendada a libertação de uma coruja-do-mato no Vale do Rossim, na Serra da Estrela, enquanto que amanhã, no Luso (Mealhada), será devolvido à natureza um milhafre-preto. O mesmo acontecerá a outras aves no aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), que se celebra no dia 15, ou no Dia dos Avós, em Fornos de Algodres, a 26 de julho. De acordo com o CERVAS, desde o início do ano ingressaram no centro 302 animais, a maioria dos quais foi entregue pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA)/GNR.

O CERVAS dedica-se à recuperação de animais selvagens e à educação ambiental sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) desde 2009, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA – Aeroportos de Portugal, SA, o seu principal patrocinador.

Sobre o autor

Leave a Reply