Os maços de tabaco vão passar a ter, a partir de hoje, imagens chocantes, frases de alerta e o número da linha de saúde 24 que disponibiliza ajuda para deixar de fumar. A introdução das embalagens será gradual. Segundo o Jornal de Notícias, a rotulagem começou a ser usada ontem mas foi definido um período de um ano (até maio de 2017) para escoar as embalagens antigas.
As novas regras para a venda de tabaco constam da legislação publicada em agosto em Diário da República, que entrou em vigor no início de janeiro, determinando que as embalagens de produtos de tabaco para fumar (cigarros, tabaco de enrolar e tabaco para cachimbo de água) devem apresentar «advertências de saúde combinadas», que incluem o texto e a fotografia a cores.
As imagens consistem em pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas amputadas, mortas dentro de sacos ou em camas de hospital, uma mulher a cuspir sangue ou um bebé a fumar através de uma chucha. Estas serão acompanhadas de frases de alerta, entre as quais «fumar provoca 9 em cada 10 cancros do pulmão», «fumar provoca cancro da boca e da garganta», «fumar provoca acidentes vasculares cerebrais e incapacidades», «fumar agrava o risco de cegueira» e «os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar». Além disto, passa a ser obrigatório as embalagens conterem duas advertências: «Fumar mata – deixe já» e «O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro».
Está, igualmente, previsto arrancar hoje a linha de cessação tabágica, de acordo com a diretiva europeia que já foi transposta para a lei nacional.