O campeão nacional de maratonas BTT (XCM) Tiago Ferreira (Team Protek) e a estoniana Liisa Ehrberg (Veloplus Torq Proteam) ganharam a categoria elite do Mêda100, pontuável para o circuito World Marathon Series e para a Taça Cyclin’Portugal.
A prova, disputada no domingo sob condições meteorológicas muito adversas, revelou a grande capacidade de sofrimento do vencedor, que ultrapassou todos os obstáculos para concluir os 107 quilómetros da maratona masculina em 4h49m38s. Rúben Almeida (BTT Seia) foi o terceiro classificado, a 11m59s do primeiro. Já o belga Frans Claes, que chegou a Mêda como número dois mundial do XCM, não foi além do quarto lugar, a 19m40s do campeão português. Nas senhoras, Liisa Ehrberg também esteve num patamar claramente superior às adversárias e concluiu os 89,5 quilómetrosem 5h01m18s de corrida. Os efeitos do mau tempo foram mais gravosos entre os veteranos, provocando muitos abandonos e situações de hipotermia. Em função disso, a prova de masters foi neutralizada na terceira zona de assistência, sendo a classificação elaborada pela ordem de chegada a esse local.
Pedro Marques (Maiatos/Reabnorte/BikeZone) foi o melhor master 30, Ricardo Gonçalves (Casa do Benfica de Castro Daire) triunfou em master 35, Ângela Gonçalves (BTT Seia) ganhou em master 30 feminina, António Ferreira (BTT Gardunha/Fundão 365 à Descoberta) venceu em master 40, Fernando Carriço (BTT Seia) foi o primeiro master 45, Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) encabeçou a lista de master 40 femininas, Reinaldo Luís (HC Turquel/TalachaShop/Valsabor) bateu os restantes master 50 e Manuel Pinto (Mouquim/Afacycles/Eugénios/Bargauto) teve a primazia em master 55. Coletivamente, venceu o BTT Seia. Este fim-de-semana, o Fundão acolhe uma prova da Taça XCO Cyclin’Portugal. Para o autarca local, Anselmo Sousa, o Mêda 100 foi um evento «muito importante, pois tivemos aqui os melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade, num total de 400 participantes».
O edil acredita que o desporto «é importante» para a divulgação e promoção do concelho. «Foi muito positivo para a economia local, pois a hotelaria e restauração estiveram sempre cheias num fim-de-semana em que estimamos que tenham passado pela Mêda cerca de 1.000 pessoas. O único fator que não ajudou muito foi o tempo, mas isso é algo que não podemos controlar», acrescentou o presidente do município, adiantando que a cidade candidatou-se à organização de uma edição do Mundial e do Europeu de XCM. «A proposta está em análise, mas estamos convencidos que vai ser aprovada», afirma Anselmo Sousa.