Arquivo

Formação levou jovens de oito países da UE a Vila Nova de Foz Côa

Durante nove dias 26 participantes debateram e colocaram em prática dicas sobre a atual crise de desemprego jovem

”Youth Unemployment – realities and solutions” foi o tema da formação que levou jovens de oito países da União Europeia a Vila Nova de Foz Côa. A atual crise de desemprego jovem, nomeadamente nos países que fizeram parte do projeto, foi o mote que deu origem à iniciativa.

Entre os dias 1 e 9 deste mês, a atividade promovida pela Associação Juvenil Gustavo Filipe (AJGF) deu oportunidade aos 26 participantes de debaterem e porem em prática algumas dicas sobre a «realidade de cada país no que se refere ao desemprego jovem», referiu o presidente da AJGF. Participaram jovens de Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Hungria, Roménia, República Checa e Polónia, aos quais foram fornecidas «ferramentas úteis e inovadoras, através da apresentação dos melhores locais para a pesquisa de anúncios, como utilizar os contactos pessoais para ser informado sobre vagas de emprego, como construir um bom CV ou uma carta de apresentação apelativa, entre outros assuntos», acrescentou Rui Pedro Pimenta. Além da teoria, os participantes realizaram «entrevistas de rua sobre desemprego jovem para perceberem a realidade local e a refletirem sobre possíveis soluções», referiu o dirigente.

Houve ainda tempo para uma noite intercultural, onde cada equipa apresentou o seu país, gastronomia e tradições, e um “peddy paper” para conhecer melhor a cidade. Rui Pedro Pimenta acredita que a atividade foi «bastante positiva» para Vila Nova de Foz Côa, pois «a saída dos jovens tem vindo a agravar-se e a presença de participantes oriundos de vários países trouxe uma nova vida à terra». A seleção dos participantes teve em conta indicadores atuais dos seus países, como desemprego jovem, crise económica, falta de iniciativa juvenil e reduzido movimento associativo. A atividade contou com o apoio do ERASMUS + – Juventude em Ação, Câmara Municipal e do Synergia de Braga (associação juvenil).

Estiveram envolvidos jovens de Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Hungria, Roménia, República Checa e Polónia

Sobre o autor

Leave a Reply