Uma publicação conjunta dos institutos estatísticos de Portugal e Espanha mostra como é que os dois países se aproximam e distanciam em vários indicadores estatísticos. Um deles é o rendimento disponível, no qual Portugal fica abaixo de Espanha e ambos distantes da média da União Europeia, noticia o “Expresso”.
É que se cada português tem um rendimento anual de 16.830 euros, um espanhol tem 18.340 euros. O que dá, entre os dois, uma diferença de menos 1.510 euros para os portugueses com base em dados de 2014. A publicação “Península Ibérica em Números”, disponibilizada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), reúne dados sobre 14 temas diferentes numa comparação direta entre Portugal e Espanha, para além de os posicionar entre os restantes países da União Europeia (UE).
A distância aumenta para 9.906 euros se compararmos Portugal com a Alemanha (o país com o rendimento mais elevado na UE), pois um alemão tem 26.736 euros de rendimento anual, tendo em conta as paridades de poder de compra (ou PPC, que são deflacionadores que eliminam os efeitos das diferenças nos níveis dos preços entre países).
Em termos médios, entre os 28 Estados-membros da União Europeia, o rendimento bruto disponível per capita é de 20.732 euros. E acima dessa média, além da Alemanha, ficam Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Itália. No caso particular dos italianos, o rendimento fica praticamente colado à média (20.733 euros).
Apesar de estar acima de Portugal, também Espanha fica abaixo da média europeia, assim como a Letónia, Hungria ou Eslovénia. Entre os países para os quais há dados relativos a 2014, a Letónia surge como o país com o rendimento mais baixo per capita (11.882 euros).