Arquivo

Centro Médico Universitário das Beiras

No plano de atividades e orçamento aprovado para 2016, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior definiu como um dos objetivos estratégicos a consolidação de um ensino de qualidade reconhecido internacionalmente e como um dos objetivos operacionais melhorar a interação entre os diferentes polos de atividades da Faculdade de Ciências da Saúde.

Para atingir este objetivo operacional propõe-se a dinamização do projeto de criação do Centro Médico Universitário das Beiras, como um novo fórum de coordenação da ação da Faculdade de Ciências da Saúde e das Unidades de Saúde com ela articuladas no ensino em Medicina.

A existência de um Centro Médico Universitário das Beiras irá também facilitar o desenvolvimento de centros de referência e de projetos de investigação na área da saúde. O Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde da Guarda, ao colaborar com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, desde há 14 anos nas unidades curriculares clínicas transformou-se assim numa pedra basilar deste projeto.

Ao longo deste período, o ensino universitário de Medicina e Farmácia no Hospital Sousa Martins dinamizou os serviços envolvidos, obrigou-os a adquirir competências pedagógicas, promoveu uma cultura de exigência, de qualidade e de atualização permanente. Centenas de alunos de Medicina tiveram acesso a uma nova abordagem do ensino centrada no aluno, um ensino prático, multidisciplinar e de qualidade. É pois um objetivo estratégico inadiável para o Hospital de Sousa Martins e para a cidade da Guarda que a instituição se assuma verdadeiramente como uma Unidade com Ensino Universitário, polo da Faculdade de Ciências da Saúde.

Assim, deve começar por materializar esse objetivo proporcionando às dezenas de alunos de Medicina e de Farmácia que anualmente frequentam as unidades curriculares no Hospital de Sousa Martins instalações dignas, funcionais, modernas e acolhedoras que contemplem salas de aula, salas de estudo e áreas de apoio administrativo e técnico. Não poderá um dos antigos pavilhões do Hospital Sousa Martins vir a ser recuperado para esta finalidade?

Que o ano de 2016 seja um virar de página.

Luís Ferreira, médico (Guarda)

Comentários dos nossos leitores
Júlio 1@uls.pt
Comentário:
Ao reler este artigo, com objectivos para 2016 e numa altura em que fixamos metas para 2017 pergunta-se: E entretanto, quantos médicos do Hospital Sousa Martins fizeram já o doutoramento? Ou queremos que sejam professores mas não tenham grau académico adequado? É que, sem uvas, não se faz o vinho!
 

Sobre o autor

Leave a Reply