Arquivo

Polícia belga deteve o último terrorista dos atentados de Paris

Salah Abdeslam, a quem a investigação atribuiu o planeamento dos ataques, foi ferido e detido hoje numa operação no bairro de Molenbeek, em Bruxelas.

Uma operação policial em Molenbeek, bairro situado nos arredores de Bruxelas, capital belga, desencadeou um tiroteio na tarde desta sexta-feira, noticia a imprensa belga. A ação das autoridades terá deixado dois suspeitos feridos e um deles, acrescenta a imprensa local, será Salah Abdeslam, a quem a investigação aos atentados de Paris atribuiu o planeamento dos ataques.

A polícia belga ainda não confirmou qualquer informação que foi avançada até ao momento. O jornal “Dernière Heure” relata que o tiroteio envolveu cerca de dez disparos na Rue des Quatre Vents, no bairro de Molenbeek. Um suspeito terá sido morto no local, enquanto dois outros terão ficado feridos. A ação policial decorreu muito perto do edifício onde as autoridades acreditavam que Salah Abdeslam estava escondido desde perto de 13 de novembro, dia em que decorreram os atentados em Paris, que causaram a morte a 130 pessoas.

Na terça-feira, em Forest, mesma zona nos arredores de Bruxelas, outra operação policial deixou quatro agentes feridos, quando as autoridades entraram num apartamento que julgavam estar vazio. Essa ação realizou-se com o objetivo de procurar impressões digitais ou traços de ADN que ajudassem a investigação aos atentados de Paris a obter mais informações sobre o paradeiro de Salah Abdeslam.

Um suspeito, que estava armado com uma kalashnikov, foi morto pelas autoridades. Salah Abdeslam tem 26 anos e, apesar de ter nascido na Bélgica, tem nacionalidade francesa. O terrorista terá fugido de Paris para território belga de carro, horas depois dos atentados na capital francesa, suspeitam as autoridades. A investigação acredita que Abdeslam terá intervindo diretamente no ataque que levou três homens, munidos com explosivos, a detonarem-se perto do Stade de France, no bairro de Saint-Denis, em Paris.

Sobre o autor

Leave a Reply