Arquivo

Laurindo Prata ergueu um negócio familiar há 47 anos

Fundador da Matos & Prata sente-se orgulhoso por ver o seu legado continuado por familiares

Laurindo Prata fundou a Matos & Prata há 47 anos, juntamente com Alberto Matos e mais três sócios minoritários. Com audácia e dedicação, a empresa rapidamente se afirmou no panorama regional. Num tempo de grande emigração e fuga do mundo rural, Laurindo Prata percebeu cedo que a mecanização agrícola do distrito iria ser uma verdade absoluta, por isso, a partir de março de 1969 a empresa trilhou um caminho de sucesso na comercialização de máquinas e tratores agrícolas.

O início da atividade contou com uma equipa de oito pessoas com conhecimentos da agricultura regional que contribuiu para a afirmação da empresa. 47 anos depois, Laurindo Prata sente-se extremamente satisfeito por ver que o negócio a que dedicou a sua vida é hoje uma empresa consistente com 85 trabalhadores, e gerida, «e bem gerida» pelo filho José Prata. O fundador refere que «a bola está a ser passada» e «aqui trabalham uma filha e uma neta», acrescenta emocionado. Antes de abandonar o negócio, o fundador quer deixar a empresa «em condições para continuar, sobretudo para o pessoal que trabalha cá» porque «temos de nos preocupar sempre com a gente que aqui trabalha».

As instalações da Póvoa do Mileu, onde ainda se encontra atualmente, foram criadas há cerca de 30 anos, mas a empresa começou «aqui ao lado, por debaixo da minha casa». Os tratores foram o ponto de partida e a escolha da Guarda para sediar a empresa por ser um «ponto estratégico e porque havia uma emigração forte por parte das pessoas do meio rural e isso favoreceu-nos porque era necessário haver máquinas», recorda o empresário, natural de Alcains. Apesar das dificuldades, os fundadores olharam para o projeto como «uma missão». Atualmente, a empresa é concessionária oficial da BMW, dos tratores New Holland, das viaturas comerciais Isuzu, e ainda da, Case, Atlas Copco Galucho e Still, sendo ainda reparadora das marcas Mini e BMWi. Além das instalações na Guarda, a empresa criou quatro filiais: Gouveia, Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo (estas dedicadas essencialmente a máquinas e equipamento agrícola) e Castelo Branco (automóveis BMW). Para além destas, há um ponto de venda de automóveis na Covilhã. Laurindo Prata adianta que o sucesso da empresa deve-se sobretudo à relação que se cria com os clientes: «Continuámos de geração em geração a segurar a clientela», justifica, acrescentando que essa «é uma tarefa difícil» pois exige «muito saber e boas relações com os clientes». Além disso, «reinvestimos os resultados de cada ano. O segredo está em manter o dinheiro da empresa em vez de o retirar», acrescenta o empresário.

Num período em que se encerram empresas similares, Laurindo Prata assevera estar otimista e confiante quanto ao futuro da Matos & Prata e refere que a família tem «todas as ferramentas» para continuar o trabalho que criou, «desde que se mantenham unidos», aconselha, porque essa tem sido «uma força» da empresa e será definitiva para o seu futuro.

A empresa é administrada pelo seu filho, José Prata

Sobre o autor

Leave a Reply