Pela primeira vez na história da Gala Spal, três pilotos foram eleitos os melhores do ano. No sábado, Mário Patrão (enduro) e a dupla David e Sérgio Saraiva (velocidade) foram os mais votados, em igualdade de votos, pelos espetadores presentes na festa organizada pelo Clube Escape Livre no TMG e receberam o troféu Piloto do Ano Scutvias.
Trata-se de um dos principais galardões desta gala de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se notabilizaram na época transata dos desportos motorizados. Recorde-se que Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki, venceu a classe Maratona do último Rali Dakar, que terminou na 13ª posição da geral, e foi vice-campeão nacional de TT Absoluto e TT2, e a dupla Saraiva ganhou o troféu Super 7 by Kya. O piloto de Seia, que venceu este troféu pela quinta vez, considerou que a divisão do galardão com os primos Saraiva foi justa. «Eles também fizeram uma boa época no ano passado, pelo que o prémio está bem entregue, mas o importante é que é uma festa do Escape Livre para os pilotos», declarou Mário Patrão. Por sua vez, Sérgio Saraiva referiu que «este prémio é uma referência e foi muito importante ganhar, esperamos que sirva de cartão-de-visita nos contactos com os patrocinadores para garantirmos a presença no Super Seven by Kia».
A 18ª edição da Gala Spal homenageou 20 pilotos de sete categorias. O Clube de Radiomodelismo de Freixedas (Pinhel) recebeu o Troféu Prestígio João Lopes e o Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, foi entregue à Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, parceiro do Escape Livre ao longo dos anos e «um dos grandes embaixadores da qualidade dos vinhos da região», refere a organização. A noite foi ainda marcada pelo início das celebrações do 30º aniversário do Clube e contou com a presença de João Wengorovius Meneses, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. A noite incluiu um espetáculo de música e humor pelos Planeta Fluffen.