Até ao final de março o projeto Re-food deverá iniciar na Guarda a recolha, acondicionamento e distribuição de alimentos, anunciou a organização.
O núcleo começou há cerca de um ano o processo de levantamento de necessidades e estruturação burocrática e logística e em breve espera «iniciar a sua função principal: acabar com o desperdício alimentar, direcionando os alimentos para algumas dezenas de beneficiários da cidade mais alta», refere a coordenação da Re-food Guarda em comunicado. Neste momento contam com 50 parceiros entre setor da restauração, comércio e distribuição alimentar, e mais de uma centena de parceiros que ofereceram donativos, cederam materiais e equipamentos ou prestação de serviços. No entanto, a Re-food Guarda procura novos gestores «que se sintam capazes de orientar a equipa e a sua pasta, mas sobretudo pessoas com grande disponibilidade, em horário laboral, com uma atitude pró-ativa e descomplicada».
A coordenação do projeto lembra ainda que para os voluntários «é o momento de passar à participação ativa e regular, com apenas duas horas por semana do seu tempo». Apesar dos apoios encontrados «ainda é insuficiente para fazer face à gestão corrente do núcleo». A Re-food Guarda situa-se na Rua do Amparo, nº 60 e na página de facebook tem disponível um formulário de inscrição para novos voluntários e parceiros.