O ano está a começar e um exercício interessante de se fazer antes de caírem álbuns que valha a pena examinar no Audiofilii, vamos antes antecipar algumas das edições mais esperadas de 2016 por nós.
2016 vai ser um ano com alguns revivalismos muito interessantes, como Nine Inch Nails, LCD Soundsystem ou Radiohead. Dentro do pós-rock, teremos o regresso ainda não acertado de Sigur Rós e de Explosions In The Sky; no mundo do hip-hop teremos um ano estrelado com Drake com “Views From the 6”, Frank Ocean com “Boys Don’t Cry” e Kanye West com “Swish”, este último álbum a sair a 11 de fevereiro. Dentro da folk, regressam dois nomes enormes que nós conhecemos como Owen Pallet, ex-Final Fantasy, e Bon Iver. Numa perspetiva mais pop/rock, vamos encontrar-nos com Local Natives, Band of Horses, M83 e o muito aguardado regresso de PJ Harvey. No mundo eletrónico teremos imensas novidades, dentro das quais podemos destacar Chromatics com “Dear Tommy” e a reinvenção dos Crystal Castles após a saída de Alice Glass, apesar dela própria se estrear a solo também em 2016. Neste ramo destacamos ainda “Radio Silence”, de James Blake, com expectativas muito altas.
Dentro dos nomes que mais esperamos, temos o regresso de The XX, Real Estate, Tortoise com “The Catastrophist”, Ty Segall, Tim Hecker, The Body com “No One Deserves Happiness”, Run The Jewels com o terceiro registo e finalmente, o mais esperado de todos, “Painting With de Animal Collective”, que será lançado a 19 de fevereiro. Deste álbum é possível ouvir o single “FloriDada” que já roda nos locais habituais.
Além de todos estes regressos, em 2016 o Audiofiili também estará atento a várias estreias tentando resumir o ano musical a cada artigo. Por agora só nos resta esperar por música de qualidade, desejar a todos um ótimo 2016 musical. Deve-se ainda advertir para a audição de “Blackstar”, do recém-falecido David Bowie. O rock perdeu uma pedra basilar e merece todos os sentimentos que o mundo da música possa dar. Que péssima forma de começar o ano.
João Gonçalves