No segundo jogo da temporada, pois Manteigas e Vila Franca das Naves já se haviam defrontado na pré-época, os serranos levaram a melhor mas com dificuldade.
O encontro começou com os locais a praticarem bom futebol e a dominarem, tendo criado algumas ocasiões de golo nos primeiros minutos da partida. Aos 12’, o Manteigas quase marcou. Boa jogada, com assistência de Fábio Nogueira para Rafael Silva rematar à base do poste direito da baliza do Vila Franca. Pouco depois foi Afonso Gomes quem desperdiçou duas claras ocasiões para inaugurar o marcador. Por sua vez, os visitantes foram equilibrando o jogo e criaram algum perigo. No entanto, esperava-se o primeiro golo e este surgiu aos 33’, com Ricardo Santos a finalizar uma excelente jogada, quase toda ela ao primeiro toque. Volvidos três minutos, os serranos ampliaram a vantagem através do ponta-de-lança Rafael Silva, que concluiu de cabeça um bom cruzamento de Afonso Gomes da direita.
Os locais continuaram a dominar e o primeiro remate com perigo da formação do concelho de Trancoso surgiu em cima do intervalo, quando Batata pôs à prova o guardião Duarte Varela. À semelhança da primeira parte, Manteigas entrou bem na segunda e, aos 55’, Beto Cleto permitiu uma boa defesa a Leo. Os vilafranquenses foram equilibrando o encontro e o veterano Batata fez o 2-1 aos 58’, com um bom remate. A partir daí, os locais baixaram muito de rendimento, embora tenham criado mais ocasiões que o adversário. Em duas delas, Rafael Silva e Vítor Lucas quase a marcarem. Pelo meio, também o Vila Franca das Naves criou perigo por Ailton e desperdiçou mesmo duas boas ocasiões para empatar pelo possante defesa central Noé já no período de compensação. Apesar de um outro erro, o trio de arbitragem fez globalmente um trabalho positivo.
José Luís Costa