Arquivo

“Vinhos & Eventos” é ponto de encontro gourmet na Mêda

Os bons vinhos e os melhores produtos endógenos do Alto Douro estão em destaque na loja gourmet “Vinhos & Eventos”, na Mêda. Gerido por Armindo Janeiro, o estabelecimento é um local de passagem obrigatória para os gastrónomos e os enófilos e uma montra daquilo que melhor se produz na região.

Situado na Avenida do Parque, próximo da sede da Junta de Freguesia, o espaço está a comemorar dez anos e faz da qualidade a sua bandeira. «Além da garrafeira, temos a parte gourmet, os enchidos de porco bísaro e porco preto, os presuntos, os queijos, as compotas, os licores, o azeite e os frutos secos», elenca o proprietário, que antes esteve ligado à restauração durante cerca de 15 anos. Com um cardápio de fazer inveja, Armindo Janeiro adianta que o principal critério que usa para escolher os produtos que vende na “Vinhos & Eventos” é a qualidade. «Preocupo-me sempre em escolher produtos de grande qualidade para marcar a diferença. Além disso, normalmente nunca vendo um produto que não tenha provado e gostado», acrescenta o empresário, dizendo que é «uma obrigação» sua divulgar e promover, em primeiro lugar, os produtores do concelho desde que eles «desejem e colaborem em termos de preços».

Na sua opinião, o concelho da Mêda tem «muita potencialidade» nos vinhos de qualidade, «especialmente nos brancos que são excecionais», reconhecendo que os produtores locais estão a fazer «muitos bons vinhos». O mesmo já não acontece nos enchidos e nos queijos porque «não há aqui nenhum produtor», enquanto no setor do azeite «começa a haver produtores com muito boa qualidade e muito bem conceituados no mercado». O comerciante lamenta ainda que haja atualmente pouca gente a vender figos secos – «os que vendo vêm das Chãs, no concelho de Vila Nova de Foz Côa», refere –, pelo contrário a amêndoa abunda. Mas neste como noutros produtos regionais, Armindo Janeiro garante que seleciona sempre «os melhores» porque não tem capacidade na sua loja para ter todos produtores da região. Quanto à clientela, o empresário revela que a “Vinhos & Eventos” «funciona muito bem» com clientes do concelho: «Mas também tenho muito mercado de cidades vizinhas, como Guarda, Viseu ou mesmo Coimbra. E alguns clientes no estrangeiro, principalmente em França», refere.

Sobre o autor

Leave a Reply