Arquivo

Saber fazer

Opinião

Há projetos que resultam do entusiasmo, da paixão, do carinho, do amor… Projetos que são muito mais do que uma ideia, uma intenção ou um plano, são a vida.

A Quinta Vale d’Aldeia é um projeto assim.

Os irmãos João e José Amado, com uma vida empresarial intensa e diversificada, podiam ter optado por investir noutras paragens, onde o lucro poderia chegar mais depressa e, porventura, o sucesso seria mais rápido e menos trabalhoso. Mas não! Os irmãos Amado estimam a terra que os viu nascer, gostam do berço que os aconchegou, gostam da terra, da sua terra.

Foi com esse carinho, e uma extraordinária capacidade de antecipar o tempo, o seu tempo, que há uma dezena de anos decidiram transformar a encosta agreste e fragosa, entre a Mêda e Longroiva, numa das melhores adegas portuguesas.

Numa tarefa íngreme, surribaram terras xistosas e plantaram 80 hectares de vinha e 30 de olival. Construíram uma adega, que é já uma referência no mundo dos vinhos, e entregaram-se à produção de néctares de qualidade, onde os métodos ancestrais se encontram com a tecnologia mais avançada e moderna. Investiram milhões para fazer vinho e evidenciar que, mesmo nos lugares mais recônditos, pode haver projetos de sucesso e empresas de referência. A sua utopia é o nosso sonho: o sonho de fazer bem e dar futuro a uma região que tem tantos tesouros por descobrir.

Na Mêda, mesmo no mais inóspito terroir, o vinho é superior. Falta o lagar, que virá depois. E a Quinta Vale d’Aldeia, por obra e graça de João e José Amado, já ganhou o futuro.

Luís Baptista-Martins

Sobre o autor

Leave a Reply