Longroiva está a semanas de entrar nos roteiros da arquitetura contemporânea e da hotelaria de charme e design graças ao hotel que a Natura Empreendimento está a ultimar junto ao complexo termal desta aldeia do concelho da Mêda. Desenhado pelo consagrado arquiteto Luís Rebelo de Andrade, a unidade deverá abrir portas no final do mês e promete não deixar ninguém indiferente.
O projeto aproveita a encosta para ligar o passado do local, através da transformação do antigo edifício termal em hotel de charme, à modernidade de uma solução que integra na paisagem quartos, bungalows e o acesso às termas. «O hotel está pronto, só falta resolver alguns detalhes e pormenores de interiores para abrirmos no final deste mês, primeiro para testes internos e depois ao público», adianta Ricardo Abreu, diretor comercial e marketing da Natura Empreendimento. E o que vem aí é uma unidade de quatro estrelas «mas com todas as valências de cinco estrelas», promete. O responsável destaca o design «bastante inovador» do projeto de Rebelo de Andrade – autor de obras emblemáticas como as Tree Snakes Houses, o eco-resort Pedras Salgadas ou a casa, em Lisboa, totalmente revestida de vegetação –, que «tornou quase invisível» a ala moderna do edifício.
O hotel terá 34 quartos (singles e duplos) e dez bungalows vocacionados para as famílias, um restaurante, duas salas de eventos e uma piscina exterior aquecida com água geotermal cuja temperatura média é de 40 graus centígrados todo o ano. A sua construção resulta de um investimento de cerca de 5 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários e nacionais, e será a primeira unidade hoteleira desta zona do Douro Superior. «Vamos conseguir preencher esse vazio e ocupar as pessoas com todas as experiências que esta região proporciona em termos de enoturismo, nomeadamente através da ligação à Quinta Vale d’Aldeia, da gastronomia, da natureza, com destaque para o Douro, do património e da cultura. Teremos vivências e experiências para toda a família», garante Ricardo Abreu, que não esconde que as expetativas são altas relativamente ao sucesso do empreendimento. «É um projeto diferenciador, com uma oferta muito exclusiva e diversificada e depois temos o hotel em si, que já está a gerar alguma expetativa junto das publicações internacionais de arquitetura. Não duvidamos que o projeto irá ganhar muitos prémios a nível nacional e internacional», afirma o responsável.
Os promotores optaram ainda por usar materiais amigos do ambiente na construção, como a madeira e materiais biodegradáveis, para reduzir ao máximo a pegada ambiental: «Está preparado para ser eco-hotel, o que também é uma mais-valia nos tempos que correm», acredita o diretor comercial e marketing da promotora. A Natura Empreendimento SA é uma sociedade formada pelo grupo CivilCasa, de Paulo Martins, e pela construtora da Mêda Anciães Amado & Filhos Lda, dos irmãos José e João Amado.
Empresa também explora hotel termal do Cró
A Natura Empreendimentos foi a única entidade a participar na hasta pública promovida pela Câmara da Mêda, em abril de 2013, para concessionar a gestão do polo termal de Longroiva.
O grupo já tinha garantido a construção do hotel termal e vai agora gerir a unidade nos próximos 30 anos, pagando uma renda anual de 15 mil euros ao município. Atualmente, a empresa gere as termas do Cró, no concelho do Sabugal, onde construiu um hotel de quatro estrelas, inaugurado em junho passado.
Luis Martins