Uma conferência dedicada à temática dos “Judeus e cristãos em terras de fronteira”, a realizar nos dias 26 e 27 de novembro, na Guarda, é um dos destaques dos 816 da cidade mais alta.
O programa das comemorações da atribuição do foral à Guarda por D. Sancho I foi divulgado anteontem por Álvaro Amaro em conferência de imprensa. Segundo o presidente da autarquia, esta sessão está inserida no projeto “Conferências da Guarda”. Lembrando que a cidade integra a Rede de Judiarias de Portugal, o edil lamentou que o executivo anterior não tenha apresentado projetos relacionados com a recuperação do património. Por isso, com a realização da conferência, tenciona «dar início a algumas iniciativas que pretendem transportar para a comunidade judaica uma vontade firme do município da Guarda para encetar o caminho da recuperação do património e de captação do turismo judaico», justificou. A sessão de encerramento da conferência terá como oradora a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon.
No dia da cidade, 27 de novembro, as comemorações incluem uma sessão solene seguida da inauguração da rotunda do “Anjo da Guarda” na Avenida de São Miguel, da autoria do escultor guardense Pedro Figueiredo. À tarde, o Orfeão do Centro Cultural vai interpretar o Hino à Guarda, antes da apresentação do nº 35 da revista “Praça Velha”. A ligação da iluminação de Natal e um concerto com Sara Tavares no TMG fecham esta jornada evocativa da fundação da cidade mais alta. No entanto, as atividades prosseguem no dia 28 com um torneio de futebol infantil, com o 39º Grande Prémio de Atletismo “Cidade da Guarda” e a inauguração da exposição e lançamento do catálogo “Transversalidades 2015 – Fotografias sem Fronteiras”. No dia 29 realiza-se a Invernal de BTT e um torneio de basquetebol no pavilhão de S. Miguel.