Arquivo

Casa de Saúde Bento Menni da Guarda faz 10 anos

O centro hospitaleiro comemora o seu aniversário com a inauguração de um tratamento inovador

A Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, comemora 10 anos de actividade assistencial neste distrito. Para assinalar o aniversário, os seus responsáveis apresentam um programa comemorativo a realizar nos dias amanhã e depois no auditório da Casa de Saúde. Além de um painel de intervenções, de exposições, da música e da dança, a efeméride será ainda assinalada com a inauguração de um novo e inovador espaço para tratamento designado por “Sala de Snoezelen”.

A Casa de Saúde é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pertencente ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que está radicada na Guarda há 10 anos. Esta obra hospitaleira é a «concretização do desejo do nosso fundador S. Bento Menni», conta o director clínico da Casa de Saúde, António Pissarra da Costa, que recorda que Bento Menni fundou, em 1892, um colégio para crianças orfãs e abandonadas em Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal. Porém, a intenção original era criar um centro hospitalar para doentes mentais pobres, mas, devido a razões de ordem prática, não chegou a cumprir a sua intenção. Por isso é que 102 anos depois, as irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus «cumpriram essa vontade do fundador», frisa António Pissarra. Na Guarda, a casa hospitaleira foi crescendo ao longo dos anos «em equipamentos e recursos humanos», o que se reflecte em termos de qualidade na resposta assistencial. No primeiro dia das comemorações, amanhã, destaca-se da parte da tarde um painel de comunicações que pretendem satisfazer três objectivos: dar a conhecer a figura e a obra de Bento Menni, fundador da congregação das irmãs hospitaleiras; dar a conhecer a passagem de Bento Menni pela região, e o legado de valores hospitaleiros, e realizar o balanço dos dez anos da obra hospitaleira na Guarda.

No final, será inaugurada a exposição “Andarilhanças de Bento Menni” e a Sala de Snoezelen. A entrada em funcionamento deste novo espaço «é um marco das comemorações», pois significa a implantação de mais um método de tratamento, e por sinal «inovador a nível nacional», assegura o director clínico da Casa de Saúde. Na nova sala de estimulação sensorial os pacientes vão poder «interagir, relaxar e experimentar várias sensações», explica. O psiquiatra Pissarra da Costa acrescenta ainda que este projecto destina-se numa primeira fase aos «doentes mais profundos e a quem nós já não podemos dar muitas respostas». Graças à Sala de Snoezelen, os utentes vão poder «explorar os estímulos e novas sensações», sublinha. No sábado, durante a manhã realiza-se o “Movimento e Saúde – Uma experiência de psicomotricidade”, e tem lugar a actuação das classes de ginástica e Kempo do Clube Artístico Benaventense. A tarde será marcada pela música com a actuação do “Grupo de Danças e Cantares de Riba-Côa”, bem como do Grupo Folclórico do Bento Menni “Ó da Guarda”. No final, realiza-se a Eucaristia de Acção de Graças, com a participação do Orfeão do Coro Etnográfico de Almeida, dirigido pelo maestro Padre Bernardo Terreiro.

Sobre o autor

Leave a Reply