Alemanha e França deverão acolher 31 mil e 24 mil, respetivamente, enquanto Espanha poderá receber cerca de 15 mil pessoas.
Portugal deve receber 3.074 refugiados, segundo o plano da Comissão Europeia para o acolhimento de mais 120 mil refugiados pelos estados-membros.
De acordo com o jornal holandês Volkskant, citado hoje pela imprensa europeia, o mesmo plano estipula que Alemanha e França acolhem quase metade do número total. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai propor aos estados-membros que recebam mais 120 mil refugiados na próxima quarta-feira, uma informação que já conhecida desde a semana passada. Resta saber qual a distribuição proposta.
Em Portugal, a agência Lusa já tinha avançado o número de 3.074 refugiados, citando a proposta comunitária, salientando que este ainda será alvo de discussões e poderá ser alterado. O número a receber pela França, 24 mil, já foi confirmado esta segunda-feira pelo presidente francês François Hollande.
Também a Alemanha não deverá ter problemas em assumir a quota que lhe é reservada, 31 mil, uma vez que já afirmou que este ano tencionar dar asilo a 800 mil pessoas. Segundo a proposta, Espanha seria o terceiro país a receber mais refugiados, quase 15 mil.