Arquivo

Ainda o Hotel de Turismo

Crónica Política

Quando, em 2010, o edifício do Hotel Turismo foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda para nele vir a ser instalado um projeto polivalente de formação turística e hoteleira alargado a toda a Beira Interior, contendo uma Escola de Hotelaria e Turismo focada na formação profissional, um Hotel de aplicação (ou seja, um Hotel Escola em que os alunos aprendem praticando), um Ninho de Empresas de animação turística e de serviços inovadores ligados ao Turismo e um conjunto de outras infraestruturas de apoio à atividade e de serviço à cidade – auditório, restaurante escolar e centro de demonstração de novas práticas – pareceu-me, a mim, e julgo que à grande maioria da população, uma ótima solução para um problema que já existia há demasiado tempo. Ainda para mais tratando-se de um projeto financiado, já que o essencial do investimento associado à requalificação do imóvel para a sua nova vocação seria coberto por fundos comunitários a fundo perdido.

Confesso que, ainda mais com base nas condições apresentadas, nunca consegui compreender o desinteresse do atual Governo pelo projeto (apenas percetível por ser da responsabilidade dos anteriores responsáveis políticos), e ainda menos percebo a atitude do sr. presidente da Câmara Municipal, de quem nunca ouvimos uma palavra que fosse de reivindicação junto do Governo para fazer cumprir o que estava estabelecido.

A verdade é que, passados dois anos da eleição deste executivo, o Hotel Turismo continua na mesma e a cidade ficou privada de um investimento que, certamente, seria mais um polo de desenvolvimento económico. Basta notar que entre os cerca de 200 alunos, docentes, formadores técnicos e pessoal de apoio operacional e administrativo a cidade veria nascer um novo centro dinamizador do seu Centro Urbano e seria colocada no mapa da formação turística nacional.

Infelizmente, os governos do PSD já nos vêm habituando ao esquecimento e à falta de investimento, foi assim com o Hospital, assim foi com as acessibilidades, nomeadamente com o antigo IP5, e continua a ser assim com esvaziamento de serviços no nosso distrito.

Para sermos um verdadeiro motor de uma região não nos basta afirmá-lo. Temos mesmo de o ser e a verdade é que, com o desenrolar deste processo, o atual Governo e o atual executivo da Câmara Municipal da Guarda mataram uma excelente oportunidade de desenvolvimento.

Por: João Pedro Borges

* Presidente da concelhia da Guarda do PS

Sobre o autor

Leave a Reply