A Associação Desportiva de Manteigas iniciou a preparação da nova época na passada quarta-feira. O primeiro jogo oficial acontece a 6 de setembro para a Taça de Portugal.
O plantel ainda não está fechado, mas a direção, presidida por Vítor Graça, admite que este ano a sua prioridade não será exclusivamente o futebol sénior pelo que o objetivo da equipa principal será a manutenção e fazer «um bom campeonato». Assim, um grupo de atletas juniores vai treinar e poderá eventualmente também jogar com os seniores ao longo do ano. A equipa sofreu uma autêntica “sangria” com as saídas de Daniel Serra, João Mateus, Edi Rafael, Jean Amarante, Beto Cleto, João Vieira, Ângelo Renca, Tiago Barra (Sabugal), Fábio Sousa (Alcains), André Barra (Figueirense), Titá (Belmonte), Diogo Gaspar (Covilhã B), Hugo Leitão (Alcains) e Diogo Correia (Pinhalnovense). Da última temporada transitam Sérgio Nogueira, David Graça, Mário Carvalho, Carlos Carvalhinho, Ricardo Santos, Rúben Batista, João Direito, Eugénio Gerardo e Jean Amarante. Já Duarte Varela (ex-Guarda Unida), Rafael Silva (ex-Guarda Unida), Afonso Gomes (ex-Fundão) e João Carvalho são reforços, enquanto Vítor Lucas está à experiência. De regresso estão Fábio Nogueira, João Biscaia, Hélder Grilo, Nuno Serra, Nuno Antunes (ex-Belmonte).
Vítor Graça acumula a presidência da direção do clube com a função de treinador, tendo como adjunto Hugo Lopes. Na sexta-feira, ainda com muitas ausências e poucos treinos, o Manteigas perdeu 5-1 com os juniores da AD Estação (Covilhã), num dos muitos jogos de preparação agendados. Recorde-se que a equipa serrana joga com o Oliveira de Frades (Viseu) a 6 de setembro para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, naquela que será a sua quinta participação na prova. Já o início da Iª Divisão Distrital da Guarda ainda não tem data marcada. Nesta época, a AD Manteigas tem novos corpos sociais. Eleita no final de julho para o biénio 2015/17 e constituída maioritariamente por jovens, a direção é presidida por Vítor Graça, que será coadjuvado por Eduardo Monteiro (secretário) e Tomé Lopes (tesoureiro). A Assembleia-Geral é dirigida por José Luís Costa e o Conselho Fiscal por David Correia.
José Luís Costa