Arquivo

“The Long Wekend” toma conta do centro da Guarda no fim-de-semana

Entre amanhã e domingo, a música, a moda, a gastronomia, os bares, os livros, os produtos regionais e outros serviços saem à rua para desafiar os guardenses a viver as noites de Verão

O tapete azul volta a ser estendido no centro urbano da Guarda para o “The Long Weekend” e desta vez com o dobro do tamanho, cerca de dois mil metros quadrados. Depois do sucesso da primeira edição no final de setembro do ano passado, a Associação Comercial (ACG), com o apoio da autarquia, decidiu antecipar o evento para este fim-de-semana e espera agitar a vida cultural e comercial da zona antiga da cidade mais alta.

Entre amanhã e domingo, a música, a moda, a gastronomia, os bares, os livros, os produtos regionais e outros serviços saem à rua para desafiar os guardenses a viver as noites de Verão. Este ano, o “The Long Weekend” decorre na Praça Luís de Camões, ruas do Comércio, Francisco de Passos, Alves Roçadas e Marquês de Pombal, bem como no jardim do Largo Frei Pedro. «O formato da primeira edição mantém-se, pois pretende-se «estimular comercialmente o centro urbano e as suas ruas mais importantes, aumentando o número de visitantes», afirmou o presidente da ACG em conferência de imprensa na segunda-feira. Miguel Alves adiantou que este ano há «mais envolvimento» dos comerciantes da zona histórica, cujos estabelecimentos terão horários prolongados durante os três dias do evento.

«A Praça Velha terá um palco para espetáculos e a Rua Francisco de Passos estará vocacionada para a animação noturna até às cinco da manhã», disse o dirigente, sublinhando que o objetivo é «levar as pessoas para a rua e que, porventura, comprem no comércio tradicional da cidade, tanto mais que estamos numa época de saldos». Miguel Alves espera que este segundo “The Long Weekend” seja usufruído por 30 mil pessoas, tendo confirmado que é intenção da ACG fazer desta uma atividade periódica. «A parceria com a Câmara da Guarda já está definida para o futuro, pelo que já podemos pensar na edição de 2016», acrescentou o responsável. Para o vereador Victor Amaral, o evento é uma ação «estruturante» para conseguir «dar mais vitalidade» ao centro da cidade mais alta do país, mas também «um investimento para que a Guarda continue a afirmar-se num processo de maior atratividade».

O “The Long Weekend” está integrado no “VivaCidade”, um programa de animação que está a decorrer no centro da Guarda até 15 de setembro, e tem um orçamento que ronda os 30 mil euros. Do programa destacam-se um desfile de moda (amanhã, 22 horas), um concerto de Os Compotas (sábado, 22 horas) e um DJ set de Rita Mendes (a partir da meia noite de sábado). Há também sessões de “showcooking” com Ricardo Carrola, Alexandre Cavadas e Vítor Oliveira, sempre no Paço da Cultura. A abertura oficial do evento está marcada para a 17 horas de amanhã.

Luis Martins No ano passado, milhares de guardenses encheram as ruas do centro histórico

Sobre o autor

Leave a Reply