As provas do Concurso de Vinhos da Beira Interior decorre amanhã e sábado, na Guarda, nas instalações do futuro Museu de Arte Sacra.
A iniciativa, que já vai na oitava edição, é organizada pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa. O objetivo é promover «a qualidade dos vinhos da região e aumentar a sua notoriedade», refere a CVRBI. Este ano concorrem 27 produtores com 75 vinhos brancos, tintos, espumantes e frisantes, que serão analisados por um júri formado por enólogos, escanções, membros das câmaras de provadores e representantes de outras comissões vitivinícolas. Tal como nas últimas edições, preside o crítico de vinhos Aníbal Coutinho, a quem caberá também coordenar este concurso. Segundo a CVRBI, os vinhos premiados serão divulgados a 4 de julho, durante um jantar de gala a realizar em Idanha-a-Velha.
No ano passado, o vinho branco Marquês D’Almeida, da CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira, foi eleito o melhor vinho da Beira Interior, tendo sido atribuídas 11 medalhas de ouro e 13 medalhas de prata. «A Beira Interior vem ano após ano a consolidar a sua presença no mercado nacional e no internacional onde cresceu 8,6 por cento em 2014», realça a Comissão Vitivinícola.