Arquivo

BE insiste com Governo sobre falta de ortopedistas no Hospital da Guarda

Ministério da Saúde não respondeu a um primeiro requerimento sobre o assunto da deputada Helena Pinto

O Bloco de Esquerda (BE) voltou a questionar o Governo sobre a falta de ortopedistas no hospital da Guarda por não ter obtido resposta a uma interpelação anterior do seu grupo parlamentar na Assembleia da República.

Segundo o BE, em março passado, foi feita uma pergunta ao Governo, mas «pese embora o Governo ter o prazo de 30 dias para responder aos deputados», por intermédio do Ministério da Saúde, «ainda não o fez». Na ausência de resposta, a deputada Helena Pinto voltou a questionar o Ministério da Saúde sobre o assunto. O BE refere que o Hospital Sousa Martins «tem apenas quatro ortopedistas no seu quadro, ao qual acresce um outro que presta vinte horas de serviço, uma vez que se encontra aposentado». Para o partido, «este número de profissionais é manifestamente insuficiente para assegurar as necessidades de uma unidade hospitalar com urgência geral de nível médico-cirúrgico». Em consequência, no passado dia 9 de março, verificou-se mesmo rutura na assistência, tendo sido necessário encaminhar os utentes para o hospital de São Teotónio, em Viseu.

O BE considera que a situação «carece de intervenção urgente» sendo «necessário contratar os profissionais em falta para o hospital da Guarda, não só em ortopedia mas também noutras áreas onde a carência é manifesta, como seja cardiologia, radiologia, anestesia ou cirurgia». No requerimento, o Bloco pergunta ao Governo se tem conhecimento da situação relatada e qual deveria ser o quadro de ortopedistas daquela unidade de saúde. Quer também saber «qual deveria ser o quadro de médicos cardiologistas, radiologistas, anestesistas e cirurgiões» da unidade e «qual é atualmente o quadro de médicos para cada uma destas especialidades?». Entretanto, realizou-se no sábado a eleição da nova Comissão Coordenadora Distrital do BE da Guarda para o biénio 2015/2017, que é liderada por Marco Loureiro, deputado municipal e membro da Mesa Nacional do BE, acompanhado por Bruno Andrade, também deputado municipal na Guarda, e Adriana Brito, residente em Alvoco da Serra (Seia), entre outros elementos.

Sobre o autor

Leave a Reply