Arquivo

Cereja gera 20 milhões de euros anuais no Fundão

Presidente do município fez as contas e estima que só a venda direta renda cerca de 12 milhões de euros

A produção de cereja já representa mais de 20 milhões de euros de euros anuais na economia do concelho do Fundão, revelou o presidente da autarquia esta semana.

Segundo Paulo Fernandes, «entre a cereja vendida em fresco, os produtos transformados com base no fruto e os novos investimentos que estão a ser dinamizados, nomeadamente em novas plantações, prevemos que a cereja esteja movimentar anualmente no nosso concelho mais de 20 milhões de euros, o que é bem representativo da importância que este produto tem para o Fundão». O edil adiantou que a estimativa aponta que só em venda direta terão ficado na região cerca de 12 milhões de euros em 2014, ano em que o produtor conseguiu o melhor preço médio de venda da cereja. «Se tivermos em conta que se produzem aqui cerca de seis mil toneladas anuais de cereja e que o preço médio pago ao produtor rondou os dois euros, verificamos que se atingiu um valor de cerca de 12 milhões de euros», contabilizou.

A estas contas somam-se ainda os investimentos de «grande vulto» que estão a ser realizados na modernização das explorações existentes ou na plantação de novos pomares, bem como na dinamização de produtos à base de cereja, que têm cada vez mais aceitação no mercado. Entre esses subprodutos está o pastel de cereja do Fundão, que, «hoje em dia, tem já um espaço próprio», como demonstram as vendas realizadas entre maio de 2014 e maio de 2015. «Sabemos que foram vendidas 150 mil unidades de pastel de cereja, receita original, número que ainda tem uma grande margem de progressão com a entrada no mercado internacional», acrescentou Paulo Fernandes. A aposta «superou as melhores expectativas» e também levou muitas pastelarias da cidade a desenvolverem as suas próprias receitas, o que leva o autarca a concluir que o pastel de cereja já é «provavelmente o segundo produto mais conhecido da fileira, logo a seguir à própria cereja.

Da lista fazem ainda parte as compotas e licores, bem como o “Bom Bom de Cereja do Fundão” do chef chocolateiro António Melgão ou o sabão artesanal de cereja da Quinta da Porta, ambos lançados este ano e que se juntaram a tantos outros produtos que também contribuem para dinamizar a economia local e tornar a cereja do Fundão ainda mais conhecida em Portugal. Este ano, as primeiras estimativas apontam para uma produção que varia entre cinco mil a seis mil toneladas de fruto.

Produção deste ano deverá variar entre 5 mil e 6 mil toneladas de cereja

Sobre o autor

Leave a Reply