Está aí o Gouveia Art Rock. A 13ª edição do único festival português dedicado ao rock progressivo decorre amanhã e no sábado no Teatro Cine da “cidade-jardim” tendo como destaques o baixista Guy Pratt (ex-Pink Floyd) e os grupos Renaissance (Inglaterra) e Magma (França).
Este ano, o festival organizado pela Câmara de Gouveia inclui nove concertos, um dos quais na Igreja de S. Pedro, no sábado, com entrada livre pelo California Guitar Trio, uma feira de discos e de cartazes e um debate com a participação de músicos e editores. Considerado uma referência a nível mundial neste género musical, o Gouveia Art Rock começa amanhã com o folk progressivo dos portugueses Uxu Kalhus, que se estreiam na cidade serrana, seguidos do pianista sueco de jazz/fusão Bobo Stenson e do reputado California Guitar Trio. Constituído pelo japonês Hideyo Moryia, pelo norte-americano Paul Richards e pelo belga Bert Lams, o grupo está de regresso a Gouveia depois de ter protagonizado concertos memoráveis na quinta e sétima edições. À noite sobem ao palco os Renaissance (Inglaterra/EUA), que se estreiam em Portugal após mais de 30 anos de atividade.
O projeto é considerado um dos nomes incontornáveis do progressivo sinfónico europeu e, «embora sofrendo várias alterações na formação, tem mantido uma inegável qualidade na sua música, composta e executada por músicos extraordinariamente talentosos», pode ler-se no site da organização. Atualmente, o grupo é formado por Annie Haslam (canto), Rave Tesar e Jason Hart (teclados), David J. Keyes (baixo), Frank Pagano (bateria) e Ryche Chlanda (guitarra). No sábado, a segunda jornada do festival começa com os italianos Syndone e os britânicos Curved Air, que também estão de regresso a Gouveia. O cabeça de cartaz Guy Pratt – que integrou os Pink Floyd após a saída de Roger Waters – atua pelas 21h30. O Gouveia Art Rock 2015 termina com os franceses Magma, considerados por publicações como a “Rolling Stone” «lendas do prog-rock».