A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo vai implementar um projeto de empreendedorismo social destinado a proporcionar um envelhecimento ativo da população sénior do município, a criar emprego jovem e a dinamizar a economia local.
Denominada “Estou no Radar”, a iniciativa será concretizada através de acordos de colaboração com associações sem fins lucrativos. O município tem previsto um investimento anual de cerca de 220 mil euros e espera abranger 1.200 pessoas criando cerca de 40 postos de trabalho na área da saúde e do desporto, entre outras. «Estamos cientes de algumas dificuldades, mas convencidos e motivados para avançar com um projeto desta natureza, que é inovador, ambicioso e para as pessoas», assegura Paulo Langrouva. O presidente da autarquia adianta que o “Estou no Radar” contempla seis ações,
uma das quais na área do conhecimento e da aprendizagem e outra na promoção da saúde com a criação de uma agência de “cuidadores de idosos”.
Está também programada a constituição do clube dos produtores (para comercializar produtos locais), a implementação de um sistema de teleassistência de idosos e a criação de “aldeias/lar” para apoiar a terceira idade em localidades onde não existam lares ou centros de dia. O projeto inclui ainda uma solução de transporte público, denominada “A cegonha – móbil”, para transporte das pessoas das aldeias.