P – Vai realizar-se, na Guarda, a segunda edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT). Até que ponto pode contribuir para a promoção da região como destino turístico?
R – A FIT posiciona-se como fator de animação turística local, regional e nacional, contribuindo para a notoriedade do destino, tendo ultrapassado as fronteiras nacionais.
P – O que falta fazer para que a FIT seja mais ibérica?
R – É necessário dar continuidade ao trabalho de captação de operadores e empresários espanhóis.
P – A FIT é a única feira de turismo que se faz na região Centro. É uma aposta de risco ou está condenada ao sucesso?
R – É uma aposta corajosa e mostra que a Guarda acredita na capacidade de atração da região Centro. É uma aposta de sucesso.
P – É também a única feira ibérica que se faz no interior. Acha que é capaz de congregar para a Guarda os agentes e operadores portugueses do litoral e espanhóis?
R – A primeira edição demonstrou existir espaço no interior para reforçar dinâmicas de trabalho e parcerias ibéricas.
P – A Turismo do Centro representa 100 municípios. Quem fica a perder com tanta abrangência?
R – Nenhum município fica a perder. Pelo contrário, todos ganham escala e posicionamento junto do mercado profissional, cada vez mais global e competitivo, e dos consumidores.
P – Destacou recentemente como apostas o turismo de natureza e o militar. Nestes nichos qual é a parte que cabe à Beira Interior?
R – O património natural e construído na Beira Interior é singular e único. O Parque Natural da Serra da Estrela, a Rota de Wellington, os castelos e a Praça-Forte de Almeida são algumas referências do património existente com grande atratividade turística.
P – A Turismo do Centro tem indicadores atualizados sobre os fluxos turísticos na zona da Serra da Estrela? Quais são?
R – Os dados mais recentes relativos à Páscoa 2015 ainda não estão fechados mas apontam para taxas de ocupação na ordem dos 90 e 100 por cento.
Perfil:
Profissão: Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro e presidente da Associação Nacional do Turismo
Idade: 48
Naturalidade: Coimbra
Currículo: Licenciado em Filosofia, mestre em Ciências da Educação
Livro favorito: “O Tratado sobre a Tolerância”, de Voltaire
Filme favorito: “A Lista de Schindler”, de Spielberg
Hobbies: Andar de bicicleta, viajar, ler